Trajetória

O jovem triatleta Thiago Pombo é natural de Salvador e nasceu no dia 9 de maio de 1988. Desde criança dedicou sua vida aos esportes.

Aos 10 anos (1999) iniciou na natação pelo Clube Olímpico, onde teve oportunidade de treinar com o medalhista olímpico Edvaldo Valério. O namoro com a modalidade terminou no ano de 2003, enquanto tinha 15 anos, porque não agüentava mais o cheiro do cloro.

No ano seguinte (2005), tentou a sorte em um novo esporte. Pombo começou a praticar atletismo e assim o fez até o final de 2006. Por se destacar muito nesta modalidade, fora convidado a iniciar os treinamentos para praticar Triathlon.


Em 2007, enfim, o atleta se encontrou. Com uma desenvoltura incrível, Pombo chamou a atenção de treinadores e outros atletas. Logo, foi convidado por Fábio Cuba (2008) para fazer parte da sua equipe, a Cuba Top Team.

Ainda neste período, o atleta quase teve a sua carreira interrompida. No dia 2 de fevereiro, na Lavagem do Rio Vermelho, resolveu dar um mergulho para saudar Yemanjá. Quando saltou, próximo a Igreja, bateu o rosto numa pedra, ferindo-o gravemente. Pombo ficou quatro meses em tratamento, sem poder praticar esportes. A lesão por pouco não comprometeu sua visão.

Recuperado, voltou a treinar forte e, em apenas três anos de Triathlon (dois destes competindo profissionalmente), Thiago conquistou expressivos resultados, que o colocaram entre os melhores da Bahia e do Brasil dentro da sua categoria. Dentre os principais títulos, destacam-se: Campeão Sul-Americano de Triathlon Amador 2009; Campeão Brasileiro de Triathlon Amador 2009; e o vice-campeonato baiano de 2009 (liderou o campeonato até a última prova). O atleta agregou, ainda, ao seu currículo as conquistas das vagas para os mundiais de Budapeste (HUN) e Clearwater (EUA).

Hoje, o atleta que é treinado por Marcelo Affonso e encontra-se sem patrocínio, mas conta com o apoio da Rafe Style, que o veste com roupas casuais e de treinamento; e da Faculdade Social, que oferece uma bolsa de estudos.