quinta-feira, 23 de setembro de 2010

Thiago Pombo promete vencer etapa do Baiano de Triathlon

Foto: Lucas Gaspari

Medalhas em todas competições brasileiras fora da Bahia, classificação para os Mundiais de Budapeste (HUN) e Clearwater (EUA) e reconhecimento nacional. Esses seriam os motivos para qualquer atleta comemorar. E são. Mas para o baiano Thiago Pombo, a festa só será completa se conseguir fazer o seu dever de casa. O triatleta promete vencer na Elite da terceira etapa do Campeonato Baiano de Triathlon, que acontece neste domingo (26), às 8:30h, no tradicional percurso da Avenida Contorno, em Salvador.

"Chegou o momento de vencer aqui, diante dos meus familiares, patrocinadores e amigos. Estou na minha melhor fase. Estou voando!", comenta o atleta da P4 Combustíveis, que está contando os dias para encarar as maiores feras da Bahia. "Coloquei essa etapa do baiano como uma meta na minha carreira. É vencer ou vencer", acrescenta.

De acordo com o seu treinador, Fábio Cuba (eleito melhor treinador da Bahia em 2009), o percurso da etapa do baiano em formato Sprint (750m de natação/ 20km de ciclismo/ 5km de corrida) será favorável a Pombo, pois o atleta passou por uma maratona de competições mais longas. "Thiago está muito bem preparado. Ele tem tudo para vencer. Nosso treinamento está bem mais puxado, pois o atleta participou de uma meia Ironman e de competições no formato Olímpico, que tem o dobro da distância desta etapa", explica o técnico.

Para o atleta, sua aposta nesta prova será a corrida, haja vista que tem melhorado o seu tempo nas duas últimas provas que realizou. "No Mundial da Hungria tinha conquistado o meu melhor tempo, com 36 min. Uma semana depois, consegui baixar mais 1 min no Troféu Brasil. Esse meu bom desempenho nessa modalidade tem sido determinante para meus grandes resultados", explica Thiago.

Já a natação tem sido seu maior obstáculo. "Rapaz...Na Hungria a natação foi um problema! Eu pensei que fosse congelar naquela água. Em alguns momentos, parava de sentir as pernas e os braços. Pensei até em abandonar. Na semana seguinte, em Santos, a água não estava tão gelada, mas o frio voltou a atrapalhar", declara o triatleta que estava saudoso da temperatura das águas baianas. "Acredito que aqui eu não tenha esse problema", brinca.

No ciclismo, Thiago Pombo tem mantido um bom ritmo. "O ciclismo já foi o meu calo. Era a minha maior deficiência, mas já consegui saná-la. Hoje estou bem. Pedalei legal no meio dos maiores nomes do triathlon no mundo (categria 20/24) em Budapeste. E eu gosto muito deste percurso baiano. Posso até dizer que gosto daquela ladeirinha da Avenida Contorno", conclui.

Segundo o presidente da Federação Baiana de Triathlon (Febatri), Marcelo Afonso, a competição terá a participação de 95 atletas.

Lucas Gaspari
Assessor de Imprensa
(71) 8797-0585

Um comentário: